Alimentação

10 benefícios do quiabo que muita gente evita

Você gosta de vegetais então conheça e descubra sobre os 10 benefícios do quiabo? Este vegetal que chegou ao Brasil trazido pelos escravos vindos da África ganhou espaço na culinária brasileira, mas não são todos que o apreciam. Prepará-lo também pode ser um desafio, pois, quando o cozinhamos, as fibras desse vegetal soltam umas substâncias que popularmente é chamada de baba, por isso muitas pessoas nem sequer o experimentam.

Apesar disso, o quiabo é um vegetal amplamente consumido, e a culinária brasileira tem diversas receitas feitas com ele, como o tradicional frango com quiabo, muito apreciado em Minas Gerais, e o popular Acarajé baiano.

O que muitos ainda não sabem é que este vegetal é excelente para saúde! Separamos aqui alguns dos 10 benefícios do quiabo que pode lhe trazer inumerosos benefícios, e o bem-estar da saúde. Se você ainda resiste a ele, considere a hipótese de incluí-lo em sua dieta pelo menos uma vez por semana. Veja abaixo o quanto este vegetal pode te fazer bem.

 Conheça mais sobre os 10 benefícios do quiabo:

10 benefícios do quiabo Tem efeito antiestresse: Um estudo cientifica comprovou que as sementes do quiabo podem ajudar a aliviar o estresse, pois, as sementes são ricas em substâncias antioxidantes.

Diminuem o colesterol ruim:  A Associação Americana no Coração, nos Estados Unidos, publicou um estudo no qual mostra que o consumo de quiabo diminuiu o nível do colesterol LDL no organismo, o chamado colesterol ruim. Isso acontece por causa das diversas propriedades antioxidantes e do alto volume de fibras do vegetal.

Diminuí a fadiga:  A fadiga é um problema de saúde que, por mais que muitos tentem achar a causa, muitas vezes não conseguem. A solução pode estar na boa alimentação. Um estudo científico feito com o quiabo comprovou que o consumo do vegetal, acompanhado de exercícios regulares, ajuda a combater esta desconfortável sensação de cansaço. Além disso, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular.

Faz bem para os rins: Um estudo publicado em outubro de 2005 pelo Jilin Medical Journal, da Universidade Jilin, na China mostrou que o consumo regular de quiabo pode prevenir doenças nos rins. O estudo mostrou que pessoas que consumiam o vegetal diariamente diminuíra em até 50% o risco de problemas renais.

Faz bem para o cólon e sistema digestivo:  Alimentos ricos em fibras são fundamentais para as mulheres, pois, ajuda a manter o cólon saudável. Além disso, a fibra do quiabo faz uma grande limpeza no sistema gastrointestinal, permitindo que o cólon trabalhe melhor. E tem mais: a alta quantidade de vitamina A contribui para manter saudáveis as membranas mucosas do trato digestivo, diminuindo problemas como constipação intestinal, gases e inchaço abdominal. E para usufruir totalmente deste benefício, o ideal é consumi-lo com a baba, onde estão grandes parte dos minerais e vitaminas.

Combate problemas respiratórios: O quiabo é riquíssimo em vitamina C que, junto com suas outras boas propriedades, ajuda no tratamento de doenças respiratório, principalmente asma. Um estudo realizado na Itália comprovou que, por causa da grande quantidade de vitamina C, esse vegetal pode colaborar consideravelmente no tratamento de asma em crianças.

Faz bem para a pele: Além de melhorar a respiração, a vitamina C, é excelente para a saúde da pele, tornando-a mais firme e saudável. Esta vitamina age no crescimento e reparação dos tecidos da pele, e contribuiu na formação de colágeno e pigmentação. Por isso, o consumo desse excelente vegetal é fundamental se você quer ter uma pele bonita. Uma dica: Ferve um pouco de quiabo até ficarem macios. Depois de esfriar, macere-os e aplique a mistura no rosto deixando agir por cinco minutos, e lave em seguida. Você sentirá a diferença.

Bom alimento durante a gravidez:  Muitas mulheres sofrem com a alteração dos hormônios durante a gravidez, e alguns deles podem ter problemas de pressão alta e aumento de açúcar no sangue, mesmo que façam dietas adequadas. O consumo de quiabo é ótimo durante a gestação, pois, o vegetal regula o açúcar no organismo e controla a pressão. Além disso, é repleto de vitaminas e minerais que beneficiam tanto a mãe quanto o bebê.

Ajude a perde peso: Alimentos com alta quantidade de fibras são excelentes para quem está em dieta de perda de peso, pois, aumenta a sensação de saciedade a ajuda o organismo a funcionar muito melhor. O quiabo é uma ótima opção para quem quer perder peso, por causa da grande quantidade de fibras. Uma dica para quem quer consumi-lo para emagrecer é cozinha-lo no vapor, para que possa manter ao máximo todas as suas boas propriedades.

Para o tratamento de diabetes: Esta talvez a mais importante vantagem do quiabo para a saúde. Diversos estudos científicos já comprovaram que o consumo regular desse vegetal por diabéticos diminuiu, de forma significativa, o nível de açúcar no sangue. Outra vantagem é que o vegetal atua na pressão sanguínea, regularizando-a, o que é ótimo para diabéticos que sofrem com pressão alta, um dos problemas causados pela doença.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.