Estética

Acupuntura e sua técnica

A acupuntura é um método terapêutico que tem sua origem na Medicina Tradicional Chinesa. Ela foi criada há mais de dois milênios, sendo um dos tratamentos médicos mais antigos conhecidos no mundo. A palavra acupuntura vem do latim acus, agulha, e puntura, picada feita com punção. A técnica é feita através da inserção de agulhas em determinados pontos do corpo, que são chamados de pontos de acupuntura.

Como a acupuntura funciona?

De acordo com a técnica, o corpo humano possui um fluxo de energia, chamado chi, que quando é interrompido interfere no equilíbrio corporal. Quando acontece essa perda de equilíbrio é quando surge alguma doença? Essa terapia trabalha com o fluxo de energia vital inserindo agulhas em pontos específicos do corpo para equilibrá-lo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a acupuntura é utilizada como complemento para tratamentos da medicina tradicional, e lista mais de 40 doenças em que há excelentes resultados com a utilização desta técnica.

Acupuntura na saúdeA acupuntura mostra resultados para pessoas que estão se recuperando de um AVC, que tem depressão, que sofrem com cólicas, enxaqueca, gastrite, hipertensão, doença coronariana e angina, doença cárdico-pulmonar crônica, (hepatite) B (vírus portador), artrite, sinusite, bronquite aguda, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, amidalite, síndrome de naudínia (mãos e pés frios), lesão crânio-cerebral, diabetes mellitus, problemas intestinais, TPM, rinite, alergias, dores nas costas, insônia, dores musculares, fibromialgia, e esteticamente, auxilia até mesmo no emagrecimento, é eficaz contra a acne e pode ser usada no tratamento contra a celulite.

Conheça algumas dúvidas sobre essa técnica?

Porém, a dúvida que muitos ainda têm é se a técnica é dolorida. As agulhas mais utilizadas têm aproximadamente a espessura de um fio de cabelo, o que significa que elas são 10 vezes mais finas do que as agulhas comuns de injeção, e a introdução delas, na pele é feita com técnicas especiais por terapeutas especializados, e elas permanecem no corpo por um período médio de 20 a 40 minutos — por isso, a aplicação delas é praticamente indolor.

Mas a acupuntura também pode ser feita de outras formas, não só com as agulhas. A estimulação dos pontos de acupuntura pode ser realizada pelos dedos (acupressão), com pedras quentes e laser, entre outras técnicas que retomam os fluxos energéticos reequilibrando a energia corporal.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.